DVD-lab PRO é uma aplicação que permite a criação de DVDs bastante elaborados e com cara profissional. Com ele é possível criar menus personalizados e deixar o DVD com uma série de opções variadas, podendo escolher o áudio e as legendas, por exemplo.
Começando o seu projeto
Assim que o programa é aberto você deve escolher o formato de imagem que o DVD deve ter: PAL ou NTSC (vale mencionar que o padrão americano é NTSC, sendo que o PAL é europeu). Depois, defina o tipo do projeto entre Normal (recomendado), Advanced ou Simple (caso você não queira menus).
Configurações
Antes de começar, é estritamente necessário que você configure o programa para que não haja nenhum problema em seu projeto. Para isso, vá ao menu Project > Project Properties. Na aba System você define se os vídeos são feitos em NTSC ou PAL, o tamanho da tela e como funcionará em uma tela fullscreen e widescreen.
Na aba Advanced, você define se quer janelas que flutuam na tela e pode marcar uma opção que permite aceitar a importação de qualquer tamanho de vídeo (importante, caso você tenha problemas ao adicionar arquivos no programa).
Preparando os vídeos
Para começar, vá ao menu File > Import Asset. Uma espécie de Windows Explorer (“File Browser”) é aberto na tela. Através dele é possível navegar pelas pastas do seu computador para procurar pelos arquivos que devem ser importados para o programa, como os vídeos, músicas e imagens que farão parte do seu DVD.
Tudo que for importado, além dos arquivos padrão do programa, aparecerão em Assets (na parte de baixo da tela). Tudo é dividido em categorias: Video & Audio, Backgrounds (fundos de tela), Objects (elementos que podem ser usados como botões), Plug-ins (adicionais para menus), Clips (vinhetas), Music (faixas sonoras) e Images (imagens e fotos em geral).
No lado esquerdo da tela está tudo que é ligado ao seu projeto como um todo: menus, conexões criadas e vídeos já incluídos (Movies). Para adicionar um novo elemento (como um menu ou vídeo) clique com o botão direito e escolha uma das opções. Você precisará adicionar vários “Movies” caso seu DVD inclua muitos vídeos.
Ao meio da tela é possível ver o seu projeto esquematizado e uma janela “Movie 1”. Você deve arrastar o seu vídeo para dentro dela, além do áudio dele, nas respectivas faixas. É possível colocar vários arquivos de áudio e legendas também. Vale lembrar que o formato do vídeo deve ser M2V e o áudio deve estar separado do vídeo em um arquivo WAV ou MP3.
Criando os menus
Ao dar um duplo-clique sobre qualquer um dos menus o editor é aberto. Através dele, é possível escolher todos os elementos que você quer presentes em seu menu. Para adicionar um fundo, escolha uma cor em Fill Color ou arraste qualquer imagem que estiver em Backgrounds para o meio da tela.
Os botões funcionam da mesma maneira: vá à aba Objects e arraste qualquer uma das imagens que desejar para o meio da tela. Você também pode adicionar texto e formas através de uma barra de ferramentas localizada no lado esquerdo do editor.
Depois que estiver tudo pronto, você precisará “linkar” cada um dos elementos, dizendo o que ocorre quando são pressionados. Para isso, clique sobre o botão e escolha a aba Link, no lado direito do editor. Em Button Link você define se, ao clicar, começará a passar o que está no Movie 1 ou se aparecerá um dos menus, por exemplo.
Criando ligações
Na tela principal do programa, em Connections, você deve criar ligações para cada um dos menus e ações do DVD. Você precisa dizer, por exemplo, o que acontece quando o disco de DVD começa a tocar. Para isso, selecione uma ferramenta chamada Draw Links (no lado esquerdo do editor de ligações).
Depois, clique sobre uma das opções e então sobre o destino. Você pode, por exemplo, criar uma ligação de First Play para Menu 1. Dessa forma, quando o DVD for inserido, aquele menu será aberto. Você também pode criar uma ligação de Title Button para esse menu, para que ele seja considerado o principal. É possível que algumas ligações já existam, pois os menus as criam através do editor.
Exportando o projeto
Terminou o projeto do DVD? Então agora você só precisa exportá-lo. Para isso você tem duas opções ao ir no menu Project: Compile DVD (salva os arquivos e pastas no PC) e Burn DVD (já grava o disco pronto).
Compile DVD: defina para onde vão os arquivos e pastas em Output Folder. Caso você prefira, é possível criar uma imagem de disco .IMG, para depois só gravá-la (com um programa como o ImgBurn). Para fazer isso, marque a opção Build DVD Image File.
Burn DVD: aqui você só precisa escolher o dispositivo de gravação de disco em Device e clicar em Write. Se você está gravando em um Mini-DVD ou DVD com dupla-camada é necessário selecionar em Output Type. Nessa opção também é possível criar uma imagem de CD, ao marcar Create ISO Image on Hard Drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário